Calor persiste nos próximos dias e fim de semana pode ter temporais com chuva intensa

Por Roman Raiter 15/03/2024 - 16:01 hs
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

O calor continua intenso em Santa Catarina pelo menos até a próxima segunda-feira, 18, por conta do transporte de calor vindo da região Norte do país.

De acordo com a equipe de meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil  (SDC), o risco é moderado nas áreas em amarelo do mapa para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo.

No Extremo Oeste, Litoral Sul e parte do Vale do Itajaí, as temperaturas se aproximam dos 37°C. Já no restante do estado, as temperaturas superam os 30°C ao longo das tardes.


Recomendações para a população no calor

Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia (entre às 10h e às 16h);

Beba bastante água;

Utilize protetor solar;

Atenção especial com crianças, idosos, pessoas com doenças cardiorrespiratórias e animais de estimação.

Sábado com temporais isolados

O sábado, 16, começa com tempo firme, mas entre meados da tarde e à noite as instabilidades ganham força e podem ocorrer temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, em especial nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Nas áreas em amarelo o risco é moderado para alagamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica, nas áreas em verde, o risco é baixo. Esta condição ocorre com o aumento das instabilidades em Santa Catarina, devido a aproximação de uma frente fria que se localiza no estado do Rio Grande do Sul.


Temporais e chuva intensa a partir da tarde de domingo

O domingo, 17, será um dia marcado por tempo instável. Na madrugada, já há condições para chuva, as instabilidades ganham força e podem ocorrer temporais e chuva intensa com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, em especial nas áreas entre o Meio Oeste, Planaltos e Alto e Médio Vale do Itajaí. 

Há risco moderado para alagamentos, enxurradas, deslizamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica nas áreas em amarelo do mapa, enquanto o risco é baixo nas áreas em verde. Esta condição ocorre com o aumento das instabilidades devido a aproximação de uma frente fria que se localiza no estado do Rio Grande do Sul.


Recomendações para a população

Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;

Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;

Não atravesse ruas alagadas; 

Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;

Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;

Fique atento a inclinação de postes e árvores;

Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;

Fique atento a rachaduras em muros e paredes.